sábado, 17 de novembro de 2012

O Brasil celebra seus heróis


Zumbi dos Palmares um dos ícones de resistência à escravidão

Um país precisa de referências positivas para empoderar-se. Ao longo da história homens e mulheres dedicaram suas vidas em prol de uma causa justa, que tornou-os ícones de gerações. Alguns desses homens e mulheres que insistimos em chamar de heróis ficaram na história, não foram apenas referências em seu tempo, mas as lembranças de suas lutas, seu suor, seu sangue permanecem até hoje, e vão perpetuar pelas gerações futuras.
Uma dessas referências que o Brasil celebra no próximo dia 20 de novembro é Zumbi dos Palmares. Mas, afinal, que importância teve essa pessoa na história de um país tão intenso, rico de belas culturas?

Zumbi dos Palmares foi uma das mais importantes personalidades de nossa era. Líder negro na época do Brasil colonial, ele foi um dos nomes mais importantes da resistência à escravidão. Sim, nunca houve resignação, muitas foram as lutas de um povo forte que em condição sub-humana não deixava-se abater e a luta existia em todos os momentos.

Zumbi nasceu em Alagoas, no ano de 1655. Zumbi era o líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo que já existiu. Localizado próximo a serra da Barriga. Ao longo dos anos transformou-se num espaço onde concentrava várias comunidades. Nesse espaço, os negros eram livres. Na época de Zumbi, Quilombo dos Palmares atingiu cerca de 30 mil moradores.

Ao longo de muitos anos, décadas e décadas, a história não privilegiou os herois negros que tanto contribuíram para a força e para o desenvolvimento do Brasil. Zumbi dos Palmares foi ícone de resistência em um sistema que vitimou milhares de pessoas, que foram trazidas da África e tiveram que deixar famílias, sua história, sua cultura e sua religiosidade. Porém, mesmo diante de tanta dor, a força e a herança da ancestralidade continua presente nos descendentes, resgatando todas as informações e fortalecendo cada vez mais essa origem do povo brasileiro.

A população negra, no próximo dia 20 de novembro, junto com todos os demais brasileiros de várias descendências vão reverenciar o líder Zumbi. Em Londrina,  dia 20 de novembro, como em várias cidades é feriado.
É o momento de sair às ruas e comemorar o dia da consciência negra. Mais, que isso é hora de contabilizar as conquistas e os desafios que ainda existem. para que população negra brasileira, que representa 51%, possa finalmente viver a igualdade de direitos diante de todos os outros povos que compõem a nação brasileira fazendo do Brasil, um dos mais belos países do mundo devido a sua mistura de raças e sua força de todos os povos inseridos aqui. Ainda, é preciso caminhar um pouco mais, para que possamos dizer que todos no Brasil tem os mesmos direitos.

Os desafios são muitos, mas o resultado é certo. Um país que tem todas as riquezas como  um território um vasto, campos férteis de agricultura, uma indústria em crescente transformação, trabalhadores qualificados, sistema universitário forte, e mais ainda com as constantes descobertas de possibilidade de extração de pré-sal, uma cultura vasta, paisagens espetaculares aptas a seduzir o turismo, com todos esses elementos e com o respeito aos seus cidadãos, o Brasil tem tudo para ser no futuro uma das maiores economias do mundo. Mas, para isso é preciso certamente respeitar uma população que está pronta para contribuir mais ainda para esse sistema todo. Um país que respeita sua diversidade, certamente é um país em pleno caminho ao desenvolvimento.

Convidamos a todos para prestigiar os eventos do 5º Simpósio de História e Cultura Afro-brasileira que ocorrer até o dia 25 de novembro de 2012. Acesse o link e confira.

Amanhã ocorre a Celebração Litúrgica em memória de Zumbi dos Palmares 
local: Capetal São Francisco de Assis - rua Sempre Viva 167 Parque das Indústrias (ao Lado do Parque Ouro Branco) CPT - Padre Dirceu

E não perca na terça-feira é dia de Cortejo Afro - http://londrinafro.blogspot.com.br/p/programacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário