EDIÇÕES ANTERIORES


Em novembro de 2008 foi realizado o 1º Simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira, resultado de uma parceria do Coletivo de Promoção da Igualdade Étnico Racial da APP Sindicato, com o SESC Londrina , NEAA – UEL e Grupo Africanidades Londrina. Além de proporcionar momentos de formação e reflexão sobre a importância da implementação da Lei 10639/03 (que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira em toda a educação básica nacional) o 1º Simpósio pretendeu, através de oficinas e atividades culturais, demonstrar a riqueza e relevância das contribuições africanas para os brasileiros e contou com aproximadamente 600 participantes.
            O 2º Simpósio aconteceu entre novembro e dezembro de 2009 e, além de parceiros já presentes na sua primeira edição, teve a colaboração do Núcleo Regional de Ensino, da Faculdade Pitágoras e de instituições culturais e religiosas de Londrina. Com o objetivo de dar visibilidade às contribuições africanas e afro-brasileiras na construção de saberes e tecnologias e também com a pretensão de levar tais discussões a um público maior, esse 2º Simpósio teve atividades descentralizadas: apresentações culturais em espaços alternativos, como calçadão e colégios estaduais; e também um caráter político, com momentos de articulação com o Ministério Público, representações da administração municipal e de universidades. Teve cerca de 3000 participantes.
            Em 2010, o 3º Simpósio de História e Cultura Afro-Brasileira teve a participação de mais de 6000 pessoas. O caráter itinerante da segunda edição do evento foi fortalecido com a parceria de mais grupos e vilas culturais, diversas denominações religiosas, a participação da Pastoral Afro e do movimento “Nós podemos Londrina- Londrina Pazeando”. Colégios estaduais e escolas municipais de Londrina e região, praças, ruas, centros sociais, vários e diferentes espaços foram utilizados de 03 de novembro a 21 de dezembro para eventos que enfatizaram as contribuições afro-brasileiras e a importância do 1º Feriado Municipal do Dia da Consciência Negra.
            O ano de 2011 foi declarado pela  Assembléia Geral da ONU, o Ano Internacional das Populações Afrodescendentes, com o objetivo de fortalecer o compromisso político para articulação e cooperação regional e internacional em benefício dos direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos dos afrodescendentes e na realização de  ações  para erradicar as ações racistas e preconceituosas contra afrodescendentes. Em Londrina, o 20 de novembro de 2011 comemorou o segundo feriado do dia da consciência negra celebrando a memória de Zumbi, herói nacional, um dos líderes de Palmares, comunidade que, por mais de cem anos, congregou representantes de diversos grupos étnico raciais num espaço de resistência à ordem escravocrata e opressora de sua época. Entre as ações do 4º Simpósio, consideramos de especial relevância:
            A realização do 1º Cortejo Cultural Afro; a significativa participação de africanos, que residem em Londrina, no V Jantar e Desfile Afro, além da diversidade étnico racial dos demais participantes. Foi também explícita a grande diversidade etária entre o público participante durante todo o evento: crianças, adolescentes, adultos, idosos; além de pessoas de diferentes e várias afiliações religiosas; profissionais de diferentes áreas de atuação; pessoas de diversos grupos étnico raciais, negros/as, brancos/as, nipônicos. Destacamos  ainda o grande número de estudantes e educadores que participaram das palestras e discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira, inclusive com a participação de pessoas com deficiência, com intérprete de Libras; a visita à Comunidade Quilombola Água Morna, em Curiúva,  que possibilitou rica troca de experiências entre as culturas negras urbana e a tradição rural de nossa região. A parceria/patrocínio da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL na realização do 4º Simpósio, com representante em várias das atividades desenvolvidas, demonstrou interesse e respeito pela programação patrocinada e apontou para novas possibilidades de parcerias. Com aproximadamente treze mil participantes durante todo o Simpósio, a avaliação de público e da organização do evento é de grande avanço nas ações propostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário