sábado, 17 de novembro de 2012

Jantar Afro tem cardápio delicioso de cultura, arte e comidas típicas.




Hoje à noite (17), você não pode perder o 6º Jantar Afro: comidas afro-brasileiras e africanas em Londrina/PR. E durante o evento o cardápio É somente uma das atrações especiais.

Logo na entrada do Clube Canadá, os participantes vão poder prestigiar a exposição Poética: negras faces em foto do fotógrafo Marcos Costa.

O artista  independente tem formação acadêmica em Artes Cênicas e Artes Visuais. É artista cênico, plástico e fotógrafo já escreveu, dirigiu e produziu diversos espetáculos cênicos sendo premiado pela Funarte, Iphan e Ministério da Cultura do Brasil. Como artista visual já realizou  exposições em  Barcelona, Paris e várias cidades do estado do Paraná.
A exposição é fruto de um trabalho de conclusão de curso de Marcos  e após este divulgação internacional, ele voltou à Londrina, sua terra natal, para fazer as ações nas escolas “Fiz palestras e a exposição aqui em Londrina, Cambé, Astorga e Rolândia. O foco é desenvolver esta trabalho mais pedagógico de falar sobre esta questão da invisibilidade da imagem da  mulher negra e dos estereótipos que são colocados “, diz.

E a beleza negra estará presente
Durante o jantar ocorre ainda um desfile com trajes africanos e de peças brasileiras com referências afros. Maria Evilma e Sandra Rocha são as professoras responsáveis pelo desfile. Maria Evilma diz que o foco é mostrar a beleza das mulheres negras em várias idades, vários corpos, sem necessidade de seguir padrões específicos. Ela lembra que no evento passado, uma senhora de 60 anos disse que nunca percebeu-se bonita, mas que a partir desse trabalho, começou a identificar sua beleza.

Outro ponto que é importante destacar é que os desfiles de beleza negra são tradicionais. E buscam dar maior visibilidade e trabalhar a autoestima da população negra. Em Londrina a ação já ocorria nas décadas de 50 e 60 na Associação Recreativa Londrinense – AROL “Os movimentos negros tem mantido esta tradição organizando desfiles em várias partes do país”, diz
Além do desfile haverá ainda apresentação de samba de gafieira e tango com a Fábrica Teatro do Oprimido. Maria chama atenção para o tango, que é uma dança com origem africana “Eram os homens apenas que dançavam o tango, durante o desfile vamos falar um pouquinho sobre isso, porém o foco é mostrar esta bela dança para nossos participantes”, diz.

O som é black music
A música também teve diferenças neste ano. Será com DJ FRAN e MC Rei, com uma pegada mais black music. O pessoal do HIP HOP de Londrina estará presente.

E também haverá um show de talentos. E de muitos talentos da cultua popular. Entre eles o professor Braga que canta música com enfoque na origem do samba, Wagner Nogueira e Angela cantando samba de raíz e músicas também com pegadas mais clássicas. Haverá a presença do mestre de cultura popular Tião Carvalho. E a presença dos integrantes da biblioteca viva itinerante, projeto cultura relevante na cidade.

Para o público de Londrina, compromisso de hoje é o 6º Jantar Afro Clube Canadá Av. JK, 1834 – 43 3323-2662

Nenhum comentário:

Postar um comentário